segunda-feira, janeiro 22, 2007

Apito Dourado


O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu instaurar processos disciplinares a 11 árbitros devido a indícios de corrupção no âmbito do processo Apito Dourado.

Os processos de averiguações dizem todos respeito à época 2003/04 e os árbitro sob suspeita são Manuel Mendes, Fausto Marques, Jorge Marques, Rui Silva, Pedro Sanhudo, Hugo Silva, João Macedo, Ricardo Pinto, Cosme Machado Licínio Santos e José Rodrigues.

Lá continua a velha história! Que não vai dar nada!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Renovar com Assis e defendê-lo até às últimas instâncias

Renovar com Assis e defendê-lo até às últimas instâncias

O Sport Lisboa e Benfica vai interpor uma acção no Tribunal Federal Suíço tendo em vista a anulação da suspensão por um ano imposta esta quinta-feira pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a Nuno Assis, na sequência de um processo de alegado doping e que revoga a decisão do Conselho de Justiça da FPF de suspender o castigo aplicado ao jogador pela Liga de clubes. Esta suspensão vigorará, no entanto, até 26 de Julho, pois o atleta já cumpriu 161 dias da suspensão inicialmente aplicada.

Interpor acção de anulação junto do Tribunal Federal Suíço

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, compareceu na sala de imprensa da Luz onde, ladeado por Nuno Assis, Simão (o capitão falou em nome do plantel) e pelo vice-presidente Sílvio Cervan, reiterou a «inocência do jogador». «Quero deixar claro que este caso não está encerrado. O Benfica respeita a decisão do TAS mas não a aceita. Estamos a analisar as futuras acções a tomar. Posso garantir que nos seis meses que faltam para cumprimento da pena, estaremos totalmente dedicados a este caso, no qual iremos até às últimas consequências. E como já o afirmámos, no momento oportuno denunciaremos pessoas, instituições e comportamentos com os quais não podemos pactuar», afiançou.

Sílvio Cervan revelou mesmo que o Clube vai «interpor uma acção de anulação da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto [TAS], junto do Tribunal Federal Suíço». Aquele dirigente benfiquista esclareceu que ainda não está na posse de todos os dados para preparar a defesa de Nuno Assis, tendo dado a conhecer que «o Benfica apenas foi notificado da decisão do TAS e não da fundamentação que esteve na base da suspensão». De qualquer forma, Cervan não deixou de considerar «estranho» que o TAS tenha pedido a «duplicação de uma pena de seis meses aplicada em primeira instância pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes».

Luís Filipe Vieira, visivelmente revoltado com a situação, afirmou ainda que o Secretário de Estado «está contra a Federação do seu próprio país, contra um Clube do seu próprio país, contra um atleta que representa um Clube do seu próprio país» e que «não se preocupa com a inocência do jogador». O presidente do Benfica lembrou ainda que «se o Secretário de Estado tivesse dedicado a mesma energia na resolução do caso mais vergonhoso do futebol nacional, que coloca em causa a transparência e credibilidade de toda a indústria, certamente o caso Apito Dourado estaria resolvido».

Prioridade à renovação do contrato

Vieira quis ainda sublinhar o apoio que o Benfica dará ao atleta que, apesar de ter marcado presença na conferência de imprensa, foi aconselhado a não falar, para sua própria defesa. No entanto, o atleta não deixou de se mostrar emocionado quando ouviu Vieira garantir que apenas lhe interessa agora «garantir rapidamente a renovação do seu contrato». «O Nuno é um grande profissional desta casa, que tem tido sempre um comportamento irrepreensível. É, e continuará a ser, um activo fundamental do nosso grupo de trabalho», afirmou peremptório Vieira, garantindo que «este caso não morre aqui».

De igual forma, também o plantel conta com o jogador e Simão Sabrosa espelhou isso mesmo ao afirmar que «apesar de o Nuno não poder contribuir para os sucessos da equipa em campo, será o 12º jogador». «Todos sabemos da sua inocência e temos noção que ele nunca se dopou. O plantel já passou por situações muito complicadas e isso só nos deu mais força. Isto vai servir para fortalecer ainda mais a equipa e apoiaremos o Nuno até ao fim», garantiu.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Começo de Ano - 1 Baixa

O plantel principal do Benfica voltou esta manhã de quarta-feira a treinar no Caixa Futebol Campus, no Seixal, tendo em vista à partida do próximo sábado, diante do Oliveira do Bairro, a contar para a Taça de Portugal. Fernando Santos orientou uma sessão de trabalho à qual apenas não se juntou Miccoli. O italiano fez trabalho de ginásio e assim acontecerá ao longo dos próximos dias tendo em vista o reforço muscular global.

Já Moretto trabalhou sem limitações, mostrando estar recuperado do problema físico que o afectou na sessão de terça-feira. O guardião foi um dos participantes no treino técnico-táctico bastante animado que finalizou uma sessão de trabalho com a duração de hora e meia. O regresso ao trabalho está marcado para quinta-feira, às 10h30, novamente no Seixal, sendo seguido da habitual conferência de imprensa, onde marcará presença Fernando Santos, servindo esta de antevisão à partida de sábado.