quinta-feira, outubro 02, 2008

Canal Benfica

Hoje 2/10/2008

Canal Benfica transmite o Benfica Vs Napoles


_________________________________________________________
_________________________________________________________
Quanto vale o Benfica TV


Futebol é uma das armas do Meo para a conquista de novos subscritores. Em meados deste mês juntam-se ao plantel da PT os canais do Chelsea, Manchester United, Inter de Milão, Barcelona e Real Madrid. Em Novembro, chega o Benfica TV. Quantos novos subscritores os canais vão adicionar ao Meo clube?

O Benfica TV é o próximo canal de um clube desportivo a integrar a oferta do Meo. A disponibilização do canal do clube da águia está prevista para Novembro, mas até lá, e a partir do próximo dia 15, os clientes do serviço de televisão da Portugal Telecom (PT) já podem aceder aos canais de outros cinco clubes dos campeonatos ingleses (Chelsea e Manchester United), italiano (Inter de Milão) e espanhol (Barcelona e Real Madrid). “A temática desporto é âncora e é uma aposta forte do Grupo PT e do MEO e, com o anúncio de seis novos canais de desporto numa semana, inovámos mais uma vez na forma de abordar o desporto na TV”, começa por referir José Carlos Baldino, administrador com o pelouro dos conteúdos do Meo. “Passamos a ser o operador português com o maior número de canais de desporto: 18 canais especificamente dedicados a esta temática. Os conteúdos são um elemento chave dessa estratégia e vamos continuar a privilegiar a qualidade de conteúdos”, acrescenta o responsável.

Os três canais Sport TV, os quatro da Eurosport, o PFC (com os jogos do Brasileirão), o ESPN Classic e o NASN são outros dos formatos que a plataforma de distribuição já apresenta no seu leque de oferta. Com os canais desportivos a operadora procura alcançar igualmente os adeptos dos clubes já que na escolha destas equipas deverá ter pesado o facto de apresentarem no seu plantel e equipa técnica elementos portugueses. Jogos em diferido, documentários e entrevistas com jogadores e equipa técnica são alguns dos conteúdos a que acedendo à área de desporto do Meo, sem custos adicionais, os subscritores desta plataforma podem assistir nestes canais. O Benfica TV, a avaliar pela descrição realizada por Domingos Soares de Oliveira, administrador-executivo da SAD do Benfica, durante a apresentação pública da parceria entre o Benfica e o Meo, não foge muito a esta linha de programação. Debates, entrevistas exclusivas, blocos noticiosos, transmissão de outras modalidades desportivas onde o Benfica marca presença e camadas jovens são alguns dos conteúdos previstos. Já a transmissão de jogos em directo é um assunto ainda por definir. De parte parecem já estar a transmissão dos jogos da Liga Sagres dado os direitos televisivos pertencerem à Olivedesportos até 2013, não estando previsto, como admite Domingos Soares de Oliveira, “qualquer cenário desses jogos serem transmitidos nesse canal”. Outras possibilidades se abrem no que se refere aos jogos da UEFA, competição europeia onde o clube irá marcar presença. “O Benfica é detentor dos direitos de transmissão dos jogos em que participa na Taça UEFA. Por isso é uma possibilidade que o canal Benfica transmita os encontros”, admitiu o administrador da SAD.

Independentemente da grelha final produzida pela equipa liderada por Ricardo Palancin, director do canal, a PT revela boas expectativas relativamente à receptividade do canal junto aos subscritores, algo que se deverá reflectir ao nível de audiências. “O conteúdo desporto, e concretamente o futebol, é um dos que mais contribui para as audiências de TV. Pensamos que este canal, dado o número de adeptos Benfica , pode vir a ocupar um lugar no Top 5 dos canais que não são free-to-air”, considera José Carlos Baldino. Uma expectativa positiva que se estende igualmente à conquista de novos subscritores para o Meo, ainda que o administrador da PT não precise quantos assinantes o facto de ter o Benfica TV em grelha poderá representar em novas adições líquidas. Quando questionado sobre se este conteúdo se poderá revelar chave na conquista de novos subscritores o responsável da PT não é conclusivo. “Aquilo que garantimos aos nossos clientes é um conteúdo diferenciador e de qualidade. Obviamente acreditamos que, aliado à restante oferta, às novas funcionalidades e ao serviço de qualidade, nos irá permitir alcançar os nossos objectivos mais rapidamente”, afirma. Neste momento, segundo números oficiais da PT, o Meo já tem 117 mil subscritores, longe dos cerca de 1,55 milhões de clientes da Zon TV Cabo, a sua principal concorrente no sector da televisão por subscrição. Até 2011 a operadora vai investir a seis milhões de euros por ano no patrocínio ao Benfica, montante que já inclui o canal.

Apesar do Benfica TV, na perspectiva da operadora, surgir como “um conteúdo diferenciador e de qualidade” que poderá alavancar o ritmo de novos subscritores dada a exclusividade do canal, o factor exclusividade poderá ser sol de pouca dura. É que os responsáveis da SAD Benfiquista já admitiram que estão em conversações com outras operadoras que mostraram interesse em colocar o canal do clube na sua grelha. Cabovisão, AR Telecom e SmarTV (do Clix) são alguns dos players com quem o Benfica está em fase de “negociações avançadas”. De fora da mesa de negociações parece estar a Zon TV Cabo, operador com quem “há largos meses não estamos em negociações”, como garantiu Domingos Soares de Oliveira.

Qual o impacto da disponibilização do Benfica TV noutra plataforma na estratégia do Meo foi algo a que o administrador não quis comentar.


Benfica TV em Novembro no Meo

Novembro é a data prevista para o lançamento do Benfica TV no Meo. O projecto televisivo, “instrumento fundamental” para a internacionalização do clube, como admitia Miguel Bento, director de marketing do Benfica em entrevista ao M&P já no início do ano, terá a sua sede no estádio da Luz, tendo o clube realizado obras para a instalação do mesmo. Promessa da administração de Luís Filipe Vieira, o clube não revela qual o investimento no Benfica TV. A Cherry Entertainment, empresa do grupo Ativism, liderada por Francisco Penim, Pedro Costa e Gonçalo Castel-Branco, foi a responsável pela direcção de projecto, o que implicou preparar a marca, os conteúdos, a primeira grelha e a escolha do director.

Ricardo Palancin foi o nome escolhido para a direcção do canal. Mas a opção pelo antigo director da SIC Radical não foi a única relação do Benfica TV à SIC, universo no qual o canal chegou a ser trabalhado quando Francisco Penim era director dos canais temáticos do grupo Impresa. A Bloom Graphics é a entidade que está a criar a identidade visual do Benfica, tal como tinha avançado em Junho o M&P, estando os meios técnicos entregues à GMTS, empresa de gestão dos meios técnicos da estação de Carnaxide.

Uma equipa de jornalistas está, neste momento, a ser contratada para garantir as 24h de emissão do Benfica TV. Fonte oficial do clube escusou-se a revelar quantas pessoas seriam contratadas, sendo da equipa, além de Palacin, apenas conhecido o nome do chefe de redacção, Rogério Guimarães.


Bloom Graphics prepara identidade do canal Benfica

A Bloom Graphics está a preparar a identidade visual do canal Benfica. A informação foi confirmada ao M&P por Vítor Duarte, director criativo da marca do universo GMTS, empresa da SIC. Dirigido por Ricardo Palacin, antigo director da SIC Radical, o canal, cuja direcção de projecto é assegurada pela Cherry Entertainment, produtora de Francisco Penim, Pedro Costa e Gonçalo Castel-Branco, foi aprovado recentemente em assembleia-geral do clube da Luz, estando o seu lançamento previsto para este ano.
O projecto junta-se assim ao lote de clientes da empresa criada em meados do ano passado para oferecer, entre outros, serviços na área do videografismo, tanto para o universo SIC como para o exterior. A SIC Radical, canal temático que hoje exibe a nova imagem on air, é um dos canais com assinatura da Bloom Graphics. A nova identidade visa dar corpo, avançou no passado dia 20 ao M&P Pedro Boucherie Mendes, director dos conteúdos dos canais temáticos da SIC, de ampliar o espectro de espectadores do canal, ou seja, “ter mais espectadores e mais audiência”. Para isso, a Bloom Graphics, explica Vítor Duarte, criou um logotipo “mais vectorial e menos tridimensional”, uma espécie de centro para onde convergem as linhas dos dos diferentes programas do canal. A paleta de cores também foi alterada. “O verde está menos carregado e introduzimos o branco e o laranja”, refere.A nível de clientes externos a Bloom Graphics está igualmente a preparar projectos, alguns dos canais para o mercado internacional. A empresa, adianta Vítor Duarte, está em negociações em Espanha para realizar a identidade de um canal e ultima o projecto gráfico de um outro “para o mercado africano”, cuja apresentação está programada para Setembro. Questionado sobre qual o canal ou o mercado em questão, o responsável criativo preferiu não revelar.


Benfica TV promete informação, interactividade e entretenimento

A Benfica TV já ganha vida. Pela primeira vez, o canal que vai revolucionar o acompanhamento a um clube desportivo em Portugal mostrou-se à Imprensa. O Estádio da Luz serviu de palco para os responsáveis benfiquistas apresentarem a imagem da Benfica TV e a base de conteúdos que servirá de base à grelha da programação.

Novamente pioneiros

Presentes na conferência de Imprensa, Domingos Soares de Oliveira e Luís Filipe Vieira frisaram o facto de o Benfica «voltar a ser pioneiro em Portugal». O presidente benfiquista frisou mesmo que «não só este projecto dará maior visibilidade à marca Benfica, como também será um importante meio de comunicação entre o Clube, os sócios e os simpatizantes». «Trata-se de mais uma etapa em que inovamos e por isso sentimos-nos orgulhosos.»

O administrador-executivo da SAD frisou, por seu turno, que a Clix Smart TV e a AR Telecom estão já confirmadas enquanto «operadoras do canal», juntando-se à Meo que, em exclusivo, levará às televisões dos benfiquistas o Benfica-Nápoles, da próxima quinta-feira, naquela que será a primeira emissão do canal. No entanto, o arranque das emissões estará previsto para Novembro. Aquele responsável da SAD benfiquista referiu ainda que, relativamente, à Zon, «não existiu uma evolução substancial desde a última apresentação à Imprensa».

Os três pilares de conteúdos

Quanto aos conteúdos do canal, o director, Ricardo Palacin, garantiu três bases: informação, interactividade e entretenimento. «Queremos ser uma agência de comunicação ao serviço do Benfica, apostando nos directos, em informações na hora e em dar notícias que mais ninguém dá. Por outro lado, queremos estimular a participação do público e apostar em talk-shows e documentários, sem esquecer a presença histórica do Clube. Modalidades, formação e treinos abertos merecerão atenção em directo e contamos operar entre o Caixa Futebol Campus e o Estádio da Luz.»

E é mesmo na Luz que se localiza a redacção (equipa essa presente na cerimónia) e os estúdios da equipa da Benfica TV. Sem dúvida, destaque para o estúdio principal, com vista panorâmica para o interior do estádio. As obras avançam a grande velocidade e já "cheira" a televisão nos corredores da Luz. Por outro lado, para complementar tal avanço, também o logotipo da Benfica TV foi revelado.

TV com asas para voar

Miguel Bento, principal responsável pelo marketing do Benfica, destacou a origem do conceito, assente na força, nobreza e independência da águia. E essa força é bem visível na forma como o "B" (de Benfica) se abre, qual asa, e da mesma forma se estende no sentido contrário, criando o efeito de altos voos.

«É o simbolismo e reflexo de um projecto que também ele é retratado no segundo pilar gráfico, assente no dinamismo dos feixes luminosos que assumem qualquer formato, respeitando os símbolos benfiquistas, como a águia ou os arcos do estádio», referiu. A Benfica TV promete e a contagem decrescente aumenta de ritmo. A acção está prestes a começar. "Numa Luz" perto de si!


Benfica TV - Novo Canal em HD

A GTC foi um dos parceiros escolhidos para a instalação, treino e suporte da infraestrutura do projecto do novo canal do Benfica.

Lisboa, Portugal - 8 de Setembro, 2008

Benfica TV - Novo Canal em HD

O Benfica vai juntar-se em Novembro ao grupo dos seis clubes europeus que têm canal de televisão próprio. A GTC e a GMTS foram os parceiros escolhidos para executar e instalar a infraestrutura necessária ao projecto.

O canal vai oferecer aos adeptos conteúdos específicos do clube, jogos de futebol em diferido, reportagens sobre as camadas jovens, sessões de treino, etc. O objectivo é criar um arquivo digital centralizado com todos os conteúdos de valor, com sede no Estádio da Luz.

Para que tudo isto seja possível, a GTC e a GMTS decidiram construir um novo sistema em alta definição sem fita, baseado no formato XDCAM HD.

A instalação de uma solução completa para captura, redacção, arquivo, master control e traffic scheduling, são da responsabilidade da GTC, que já provou as suas capacidades de integração em instalações anteriores.

A GTC vai instalar uma potente central de arquivo alimentada por uma solução de seis canais de captura (vsnautorec), servidos por 10 sistemas de edição Edius, da Thomson-GV. A solução de media asset management (vsnnetsharer, versão HD) está integrada com a solução de arquivo da vsn que controla uma libraria de 105-TByte Qualstar LTO4. O playout da redacção, as licenças remotas, os gráficos e o teleponto integrado são também fornecidos pela vsn. A GTC é também responsável pelo treino e suporte.

Sobre a GTC

A GTC é uma empresa privada a operar em Lisboa, Portugal, desde 1989. A GTC é líder como distribuidor, com valor acrescentado, dos principais fabricantes para broadcast e vídeo profissional, com cerca de metade dos funcionários dedicados a serviços técnicos. Desta forma, a GTC oferece ao cliente a liberdade e facilidade de compra de todas as suas necessidades num único fornecedor e a segurança da compatibilidade entre as marcas mais representativas do mercado. A GTC já instalou e deu suporte aos sistemas mais avançados de produção e pós-produção em Portugal, e no estrangeiro (como nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Ao fornecer soluções completas, suportadas por uma equipa experiente com um profundo conhecimento do mercado, a GTC proporciona um serviço de valor acrescentado aos seus clientes.


Benfica TV escolhe sistema VSN para emitir em HD

O Benfica e a Portugal Telecom assinaram recentemente um acordo que permite integrar no pacote “Sports” do serviço MEO o canal Benfica TV, com emissão em HD, já a partir do dia 8 de Novembro.

O Benfica une-se ao grupo das 6 equipas de futebol da primeira liga que disponibilizam os seus próprios canais de televisão temáticos através de diferentes plataformas. O objectivo é oferecer três programas de informação temáticos, jogos em diferido, acompanhar a classificação de equipas juniores, sessões de treino, etc., para os assinantes do serviço MEO. O Benfica revelou entretanto que pretende construir um arquivo central digitalizado que reúna todos os conteúdos relevantes sobre a sua actividade. O novo canal está a ser criado no Estádio da Luz, em Lisboa.
O clube escolheu a GMTS para configurar e instalar a infra-estrutura necessária para o canal que irá emitir em HD. Ambos os parceiros decidiram conceber um novo sistema sem cassetes em alta definição, baseado no formato XDCAM HD. A GTC (empresa parceira da VSN em Portugal) vai implementar uma solução end-to-end para ingestão, redacção, arquivo, controlo de masters, gestão de tráfego. A GTC tem já provas dadas no que concerne a instalações de vsn, onde se inclui por exemplo uma parceria com a SIC para a instalação do sistema de ingestão e pós-produção em rede do Canal Parlamento em Portugal.
A GTC instalará uma SAN de última geração para armazenamento central, alimentada por uma solução de ingestão de 6 canais vsnautorec HD, e 10 suites de edição Edius da Thomson-GV. O gestor de conteúdos vsnnetsharer, em versão HD, está completamente integrado na solução de arquivo vsnarchive que gere a Livraria Qualstar com mais de 100 TB em LTO-4. O playout de estúdio, as licenças à distância, os gráficos e o teleponto integrado serão assegurados também pela vsn. Por último, a GMTS instalará uma continuidade com redundância, controlada pela automatização vsnmulticom8. A gestão de produção, grelhas, contratos de publicidade, etc., serão geridos pela solução vsncreaTV.
A sinergia entre módulos do mesmo fabricante permitirá uma integração sem problemas entre as diferentes áreas, o que possibilitará a todas as empresas associadas cumprir os apertados deadlines estipulados.